Adefu conquista medalhas no atletismo e na Bocha Paralímpica

Compartilhe

Atletas uberabenses brilham em competições regionais e nacionais, garantindo vagas em torneios de elite do paradesporto

Delegação uberabense soma conquistas em duas frentes e reforça protagonismo no cenário paralímpico brasileiro (Reprodução/ redes sociais)

Atletas da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) tiveram um fim de semana de vitórias em duas competições importantes do calendário paralímpico. No Campeonato Regional de Bocha Paralímpica, realizado entre os dias 23 e 25 de maio em Várzea Grande (MT), a delegação trouxe para Uberaba cinco medalhas: duas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Além disso, garantiu quatro vagas para o Campeonato Brasileiro, marcado para dezembro, em São Paulo.

Ercileide Laurinda sagrou-se campeã invicta na classe BC4, enquanto Leonardo Carone venceu a final masculina da mesma classe no tie-break. Ana Vitória ficou com a prata na classe BC2, e José Carlos Chagas e Paula Moraes conquistaram bronzes na BC1. Com o desempenho coletivo, a Adefu ficou com o vice-campeonato geral entre 84 atletas do Centro-Oeste e Triângulo Mineiro.

Paralelamente, em São Paulo, representantes da Adefu também se destacaram na fase nacional do Circuito Paralímpico de Atletismo. Poliana Sousa (F54) levou ouro no lançamento de dardo e bronze no arremesso de peso. José Humberto Rodrigues, o Batata, também foi ouro no dardo. Christian Aleister (F55) e Alex Mário (F37) garantiram bronzes em suas provas. Thiago Silva (F33) terminou em 7º no peso, com sua melhor marca pessoal e índice para a edição de 2026.

O presidente da Funel, Carlos Dalberto de Oliveira Júnior, destacou que o suporte da Fundação vai além da locomoção: oferece estrutura de treinos, sedia competições e fomenta modalidades. “Nossa missão é fazer do esporte uma ferramenta de inclusão e superação”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *