|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo, contará com o reforço de aproximadamente 500 policiais militares durante a Operação Verão 2025/2026, que terá início no dia 15 de dezembro e seguirá até o fim do Carnaval. O reforço na segurança é resultado de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, e contará com policiais vindos de diversas cidades do interior do Estado, incluindo policiais rodoviários e guarda-vidas. A Prefeitura custeará a hospedagem e alimentação dos agentes.
A operação visa garantir maior segurança para os moradores e turistas que visitam a cidade durante a temporada de verão, especialmente na virada do ano, quando Praia Grande recebe um grande número de turistas. O secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, destacou a importância desse apoio: “A atuação integrada da Operação Verão com o efetivo fixo da Cidade e a Guarda Civil Municipal, além de secretarias como Trânsito e Urbanismo, vai proporcionar mais tranquilidade tanto para os moradores quanto para os turistas.”
Além dos policiais militares, a Guarda Civil Municipal também contribuirá com quase 500 integrantes, que atuarão em escalas extras, incluindo grupamentos especiais como a Guarda Costeira, Guarda Ambiental, Romu (Rondas Ostensivas Municipais), e o Grupamento de Trânsito (Gtran). Equipes em carros elétricos também farão patrulhamento no calçadão, auxiliando as equipes de patrulhamento a pé, motos e bicicletas.
Outro recurso importante para o sucesso da operação será o sistema de monitoramento da cidade, que conta com mais de 3.600 câmeras, incluindo modernas tecnologias de reconhecimento facial e óptico de caracteres, além de drones operados pela GCM.
A coordenação operacional será definida em uma reunião entre as forças de segurança da cidade nas próximas semanas.
