Publicidade
A Prefeitura de Mongaguá intensificou a fiscalização sobre a rede de esgoto da Sabesp após registros de transbordamento...
Créditos: Anny Melatte
Getting your Trinity Audio player ready...

A Prefeitura de Mongaguá intensificou a fiscalização sobre a rede de esgoto da Sabesp após registros de transbordamento nos Poços de Visita (PVs), especialmente ao longo da Avenida Monteiro Lobato. A ação da Secretaria de Meio Ambiente ocorre em meio a recorrentes denúncias de lançamento de efluentes no canal que deságua nas praias do município. A mancha escura e fétida no mar, observada na semana passada, motivou a aplicação de multa diária à Sabesp, que já acumula R$ 33.318,00 até esta terça-feira (25/11).

Nesta segunda-feira (24), técnicos vistoriaram PVs nos bairros Jardim Praia Grande e Itaóca, além da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Bichoró, no Vera Cruz — ponto crucial de conexão com a rede que desemboca na orla. A equipe identificou água turva e com forte odor, agravando os indícios de que o esgoto estaria sendo despejado diretamente no meio ambiente.

O secretário de Meio Ambiente, Alexandre Barril Dalla Pria, afirmou que as fiscalizações seguirão diárias até que a Sabesp resolva o problema. “Essa água vai direto para nossas praias. Não queremos ver mais PVs transbordando nem outros descartes irregulares. A empresa precisa corrigir isso de forma definitiva”, declarou.

Apesar das chuvas recentes, o secretário reforçou que o transbordamento é consequência de redes antigas e ineficientes. Ele contestou a justificativa apresentada pela Sabesp, que atribuiu a responsabilidade às redes de drenagem da Prefeitura. “Esse cenário comprova que as redes da empresa estão obsoletas”, disse.

Comerciantes locais também se queixam da situação. Vanderley Alberto, que trabalha há mais de 20 anos no Jardim Praia Grande, relatou que há mais de uma década enfrenta o problema. “Nós pagamos pelo esgoto certinho e mesmo assim a Sabesp não resolve.”

Denúncias sobre PVs vazando ou outras ocorrências podem ser feitas diretamente à Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Avenida Marina, 67 – Centro (Clube Itapoan), das 8h30 às 16h, ou pelo e-mail: meioambiente@mongagua.sp.gov.br.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu