|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O prefeito afastado de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), voltou a ganhar destaque nas redes sociais neste domingo (23), após ser filmado vendendo amendoim na orla de Praia Grande, no litoral paulista. A cena, registrada por turistas, mostra o político com uma placa exibindo uma chave Pix, caminhando entre barracas e interagindo com banhistas.
Manga está fora do cargo desde 6 de novembro, por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), no âmbito da Operação Copia e Cola, da Polícia Federal. A investigação aponta o prefeito como líder de uma “estrutura criminosa” responsável por desvios milionários em contratos públicos, especialmente na área da saúde, além de contratos de transporte, coleta de lixo, engenharia e vigilância. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já negou habeas corpus solicitado por sua defesa, mantendo o afastamento até abril de 2026.
Nas imagens gravadas e também divulgadas pelo próprio Manga, ele agradece a receptividade do público e afirma que toda a renda da venda de amendoins seria destinada à ONG Felizcidade, que atende crianças com Transtorno do Espectro Autista. “Todos vocês sabem a situação que estou passando. Vendemos mais de mil amendoins, mas não é pra mim”, declarou.
Conhecido como “prefeito influencer” por seu uso frequente das redes sociais durante a gestão, a nova aparição ocorre em meio a uma grave crise política. A decisão judicial também proíbe Manga de manter contato com servidores públicos e levou à prisão preventiva de três pessoas apontadas como operadoras do esquema.
