|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A partir desta segunda-feira (17), a nova fase das obras de expansão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em São Vicente, no litoral de São Paulo, provocará o estreitamento da pista de acesso à Ponte dos Barreiros, no sentido Área Continental. A intervenção marca o início de mais uma etapa do projeto que conectará diferentes regiões da cidade.
Segundo a Prefeitura de São Vicente, os trabalhos incluem serviços de terraplanagem, escavação e construção de um muro de contenção, fundamentais para a instalação dos trilhos no trecho ferroviário. Ainda não há previsão oficial para o término desta etapa.
A administração municipal alerta motoristas para redobrar a atenção no local, que receberá uma lombada e um tapume metálico com ampla iluminação e sinalização, a fim de garantir a segurança de condutores e pedestres.
Com investimento de R$ 500 milhões do Governo do Estado, por meio da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), a expansão do VLT prevê a construção de quatro novas estações — Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Terminal Samaritá — em um trajeto de 7,5 km. A expectativa é beneficiar mais de 150 mil moradores que circulam diariamente entre as áreas Continental e Insular da cidade.
O projeto é dividido em duas etapas. A primeira, referente à recuperação do trecho ferroviário pré-ponte, está em ritmo avançado. Já a segunda, que agora se inicia, prepara o terreno para o avanço dos trilhos até a Área Continental.
Para o prefeito Kayo Amado (Pode), a obra simboliza transformação e progresso. “Com o trabalho de muita gente envolvida, reformamos nossa ponte e, agora, a Área Continental olha para frente e vislumbra um futuro de esperança”, afirmou em nota.
