Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ação da Secretaria de Saúde e Instituto Maria Modesto busca reduzir fila de espera em saúde mental
Neste sábado (4), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, em parceria com o Instituto Maria Modesto (IMM), um mutirão de consultas psiquiátricas voltado a pacientes previamente agendados pela fila eletrônica. Os atendimentos terão início às 7h30 no Centro Municipal de Hipertensão e Diabetes (Cemdhi), localizado atrás do Hospital Regional. O local foi escolhido devido à falta de espaço no IMM.
Foram disponibilizadas 200 vagas para consultas em saúde mental, com objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, acompanhamento terapêutico e prescrição segura de tratamentos. Segundo o gerente do IMM, José Edilson de Araújo, a ação reforça o compromisso com o cuidado especializado em saúde mental da população.
O Instituto Maria Modesto é referência em internação integral para pacientes psiquiátricos, por meio de convênio com o SUS. As vagas são solicitadas pelos Caps-AD III e pelas UPAs, após avaliação médica.
De acordo com o diretor de Atenção Psicossocial do Município, Sérgio Marçal, outros mutirões devem ocorrer ao longo do ano. A meta é atender cerca de mil pacientes e reduzir em até 38,89% a fila de espera por psiquiatras.
A SMS orienta que pacientes que não puderem comparecer devem avisar com antecedência pelos telefones (34) 3331-2757 ou 0800 942 3160, para evitar desperdício de vagas. Quem falta sem justificar será retirado da fila eletrônica e deverá passar por nova avaliação médica na UBS para reinserção.