Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ação nacional do Ministério da Saúde e Ebserh busca reduzir filas e ampliar o acesso a consultas e cirurgias
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) sediou neste sábado (13) o mutirão “Agora Tem Especialistas”, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A ação faz parte também do programa “Dia E – Ebserh em Ação”, e mobilizou todos os 45 hospitais universitários da rede no país.
Em Uberaba, foram realizados mais de 600 atendimentos, entre consultas, exames, cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos. As especialidades contempladas incluíram ortopedia, angiologia, cardiologia, nefrologia e oftalmopediatria.
O objetivo da iniciativa é acelerar o acesso da população a serviços de saúde especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo dignidade e qualidade no atendimento. Em todo o país, a previsão é de mais de 29 mil procedimentos, incluindo quase 2 mil cirurgias eletivas e mais de 22 mil exames especializados.
Segundo João André Santos de Oliveira, chefe de serviço da Diretoria de Atenção à Saúde da Rede Ebserh, a mobilização nacional reforça o compromisso com o acesso à saúde. “É um dia de celebração, todos os hospitais da rede estão envolvidos para garantir dignidade para quem espera por atendimento”, afirmou.
A ação contou com a presença da reitora da UFTM, Marinalva Vieira Barbosa, que destacou o papel formativo do mutirão. “Além de atender a população, os mutirões criam oportunidades de ensino para residentes e estudantes, que vivenciam na prática os princípios da atenção à saúde com humanidade e formação crítica.”
Rodrigo Molina, gerente administrativo do HC-UFTM, reforçou que novas ações estão previstas para outubro, durante o Dia das Crianças, e dezembro, com nova edição do Ebserh em Ação.