|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Marinha do Brasil deu início à construção da sede definitiva do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, no Porto de Santos, litoral de São Paulo. As obras começaram no dia 15 de outubro e a entrega está prevista para maio de 2026.
O projeto conta com investimento de R$ 4.509.000, viabilizado por meio de emenda parlamentar da bancada paulista. A nova estrutura promete reforçar significativamente a segurança marítima na região com o uso de tecnologia de ponta.
A sede contará com uma sala de operações interagências, equipada com sistemas avançados de monitoramento da área portuária, incluindo o VTMIS (Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Embarcações), que permite acompanhar em tempo real o movimento de navios.
O VTMIS será instalado na Ilha da Moela, em Guarujá, graças a um Acordo de Cooperação Técnica firmado em junho entre a Marinha e a Autoridade Portuária de Santos (APS). O sistema é considerado fundamental para garantir a segurança do tráfego aquaviário, combater crimes no mar e proteger o meio ambiente marinho.
A nova unidade da Patrulha Naval reforçará a atuação conjunta entre órgãos de segurança e autoridades portuárias, ampliando a vigilância e a capacidade de resposta a ocorrências na costa sudeste do Brasil.

