Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que autoriza a atuação das Forças Armadas em operações...
Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil
Getting your Trinity Audio player ready...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que autoriza a atuação das Forças Armadas em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém (PA) e outras cidades do estado durante a realização da COP30 e da Cúpula de Líderes Mundiais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (3) e atende a um pedido do governador paraense, Helder Barbalho (MDB).

A GLO será válida entre os dias 2 e 23 de novembro de 2025, período que contempla os dois grandes eventos internacionais. O objetivo é garantir a segurança de delegações estrangeiras, chefes de Estado e da população local durante as atividades da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas e da Cúpula de Líderes, programada para os dias 6 e 7 de novembro.

A operação prevê a mobilização de cerca de 8 mil militares. Eles atuarão no perímetro externo do Parque da Cidade, onde estarão instaladas as áreas Green Zone e Blue Zone do evento, além de locais estratégicos como portos, subestações de energia, estações de tratamento de água e o Aeroporto Internacional de Val-de-Cans. As principais vias de acesso ao parque e aos hotéis também serão monitoradas.

A GLO permitirá que as Forças Armadas tenham poder de polícia de forma temporária e restrita, em articulação com os órgãos de segurança pública do estado e do governo federal.

Além de Belém, as ações de segurança se estenderão para os municípios de Altamira e Tucuruí, que concentram infraestruturas críticas como grandes usinas hidrelétricas.

A medida segue o padrão de operações adotadas em eventos anteriores, como as cúpulas do G20 e dos Brics no Rio de Janeiro, e tem como foco prevenir riscos à ordem pública e garantir a proteção das autoridades presentes.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu