Getting your Trinity Audio player ready...
|
Todos os ônibus do transporte público municipal de Santos agora circulam com selos indicativos de pontos cegos. Os adesivos, instalados nas laterais dos veículos, têm o objetivo de alertar pedestres, ciclistas e motociclistas sobre as áreas de baixa visibilidade para os motoristas, contribuindo para um trânsito mais seguro.
A iniciativa está prevista na Lei Complementar 1.297, que define ponto cego como a área ao redor de veículos de grande porte em que o condutor não consegue visualizar outros usuários das vias. A medida busca reduzir riscos especialmente em mudanças de faixa e conversões.
A proposta é uma extensão das ações educativas e de conscientização promovidas pela Prefeitura, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). Segundo o diretor de Transportes Urbanos da CET, Marcelo Afonso Prado, a sinalização pretende chamar a atenção dos usuários mais vulneráveis do trânsito — pedestres, ciclistas e motociclistas — para cuidados necessários ao circularem próximos aos coletivos.
“Acreditamos que essa nova sinalização venha contribuir para um trânsito mais humano e consciente. Sempre lembrando que cada um tem papel essencial na segurança viária”, destacou Prado.
A lei sancionada pela Prefeitura foi proposta pelo vereador Edivaldo Fernandes, conhecido como Chita.