Publicidade
Novo espaço promove inclusão e bem-estar, atendendo crianças com deficiências e neurodivergências na escola municipal (foto: divulgação/ Secom/ PMU)
Novo espaço promove inclusão e bem-estar, atendendo crianças com deficiências e neurodivergências na escola municipal (foto: divulgação/ Secom/ PMU)
Getting your Trinity Audio player ready...

Espaço atende crianças com deficiências e neurodivergências, promovendo inclusão e bem-estar

A Escola Municipal Arthur de Mello Teixeira inaugura nesta quarta-feira (17) uma Sala de Acomodação Sensorial, criada para atender mais de 30 crianças entre 6 e 11 anos com deficiências e neurodivergências, incluindo alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que necessitam de até nível 3 de suporte.

O ambiente foi planejado para ajudar os alunos a equilibrar momentos de agitação e relaxamento, favorecendo a participação mais tranquila nas atividades escolares. Educadores e profissionais de apoio receberão orientações para garantir o uso seguro e respeitoso da sala. O projeto conta ainda com suporte técnico do Instituto Movere e da Neurohabilitar, especialistas em práticas educativas voltadas para a neurodiversidade.

Segundo a diretora da escola, a iniciativa amplia as possibilidades de acolhimento e cuidado com os alunos, respeitando suas necessidades e potencialidades. A escola possui atualmente 771 estudantes, sendo 32 matriculados na inclusão.

A unidade já é referência em inclusão, tendo sido pioneira em 2022 com o projeto-piloto Horta Educa, que transforma o espaço escolar em ambiente acessível e sensorial, estimulando aprendizado, autonomia e vínculo entre os alunos. A entrega da Sala de Acomodação Sensorial se soma à Horta Educa Sensorial, formando um ecossistema de aprendizagem que valoriza os sentidos, o cuidado com a natureza e com o outro, destacou Paulo Eduardo, diretor de Public Affairs e Governo da Mosaic.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu