Primeira edição de 2025 integrou a 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas e destacou a importância da toponímia

O centro histórico de Uberaba foi palco, neste sábado (9), da primeira edição de 2025 do Circuito Viva o Centro, projeto criado em 2022 que convida a população a redescobrir a cidade por meio de uma caminhada guiada. O passeio revelou curiosidades, fatos históricos e a importância dos nomes de prédios e logradouros como elementos de memória e identidade.
A atividade fez parte da programação oficial da 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), que neste ano tem como tema “Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico”.
O percurso começou na Praça Rui Barbosa, em frente à Câmara Municipal, e seguiu pela Rua Vigário Silva até a Vila Mariana, passando pelo Mercado Municipal, Praça Manoel Terra e Igreja Santa Rita — atual Museu de Arte Sacra —, encerrando no Geossítio Santa Rita.
O Circuito Viva o Centro é organizado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com o Arquivo Público, a Fundação Cultural de Uberaba (FCU) e o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau).