Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Erupção histórica do vulcão Krasheninnikov surpreende após mais de 400 anos na Rússia

Atividade sísmica antecedeu explosão vulcânica que lançou cinzas a até 6,4 km de altura na península de Kamchatka

Créditos: Reprodução/X/artemsheldr

O vulcão Krasheninnikov, localizado na península de Kamchatka, no Extremo Oriente da Rússia, entrou em erupção neste domingo (3) pela primeira vez em mais de quatro séculos. A explosão vulcânica ocorreu após uma série de eventos sísmicos registrados na última semana na região, considerada remota e com baixa densidade populacional.

A erupção do Krasheninnikov lançou uma nuvem de cinzas que alcançou até 6,4 km de altitude. O fenômeno foi registrado por funcionários da Reserva Natural Kronotsky, onde o vulcão está localizado. De acordo com informações oficiais, a área foi evacuada preventivamente e não há risco para populações urbanas, já que o vulcão está distante de áreas habitadas.

A atividade vulcânica teve início por volta das 6h, no horário local, enquanto uma equipe da reserva realizava uma expedição de pesquisa nas proximidades da cratera. Foram observadas colunas de gases e vapores, além de múltiplas emissões de cinzas, embora não tenha sido identificado fluxo de lava até o momento.

Nos dias que antecederam a erupção, a região de Kamchatka foi abalada por um terremoto de magnitude 8,8, que gerou ondas de tsunami e alertas em países banhados pelo Pacífico. Apesar da magnitude, não houve registro de vítimas ou danos significativos. Outro vulcão ativo na região, o Klyuchevskoy, também entrou em erupção logo após o tremor principal.

Durante o fim de semana, réplicas sísmicas continuaram atingindo a região, incluindo um terremoto de magnitude 7,0 nas Ilhas Curilas, que, apesar da intensidade, também não causou prejuízos. O Ministério de Situações de Emergência da Rússia chegou a emitir alerta de tsunami, mas o cancelou posteriormente.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *