|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Parceria entre Codau e Sindicato Rural reforça compromisso com o uso racional da água diante da estiagem que afeta a região

Em Uberaba, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) e o Sindicato dos Produtores Rurais promoveram uma reunião para tratar do abastecimento hídrico durante o período de estiagem. O objetivo do encontro foi fortalecer a parceria e incentivar o uso responsável da água entre os setores urbano e rural.
Com mais de três meses seguidos sem chuvas relevantes em 2025, o cenário de seca já impacta a região. A vazão do rio Uberaba diminuiu significativamente, o que levou à ativação de duas bombas elétricas no sistema de transposição do rio Claro. Essas bombas garantem o transporte de cerca de 300 litros por segundo para o rio Uberaba, ajudando a manter o fornecimento para a população.
Segundo Rui Ramos, presidente da Codau, “o sistema está em alerta, monitoramos constantemente o nível dos reservatórios, a vazão do rio Uberaba e o consumo urbano, para agir rapidamente se necessário. É fundamental manter uma comunicação próxima com o setor rural para reforçar a importância do uso racional da água, especialmente dos recursos provenientes do rio Claro e do rio Uberaba”.
Durante a reunião, também foram apresentados projetos de curto e médio prazo para mitigar o risco de desabastecimento, incluindo a instalação de poços artesianos profundos e a implementação de um sistema complementar de captação no rio Grande.
