|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ferramenta permite que cidadãos registrem boletins de ocorrência por telefone ou aplicativo, sem a necessidade de deslocamento de viaturas.
O Centro de Operações Policiais Militares (Copom) da 5ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais passou a contar com um novo sistema de teleatendimento remoto para o registro de ocorrências não emergenciais. A iniciativa busca tornar o atendimento mais ágil, ampliar a capacidade operacional da corporação e otimizar o uso de recursos humanos e logísticos.
Batizado de Meu BO PM, o serviço pode ser acessado pelo telefone 190 ou pelo sistema Emergência MG, disponível no aplicativo MG App. Ao receber a solicitação, o atendente avalia se a demanda se enquadra nos critérios do atendimento remoto e, em caso positivo, oferece essa alternativa ao cidadão.
Após a validação, um policial militar entra em contato para realizar o registro do boletim de ocorrência à distância. Concluído o procedimento, o documento é enviado ao solicitante em formato PDF, por WhatsApp, e-mail ou outro canal informado no atendimento.
Entre as ocorrências que podem ser registradas pelo novo sistema estão furto consumado sem flagrante — inclusive de veículos ou placas —, extravio de documentos e objetos, danos ao patrimônio, desacordos comerciais e conflitos civis sem ameaça ou violência, estelionato, ameaça e acidentes de trânsito sem vítima envolvendo até três veículos.
Segundo o chefe do Copom, tenente-coronel Cláudio Alves e Silva, a implantação da ferramenta representa um avanço na modernização do atendimento policial. Para ele, o Meu BO PM fortalece a prestação de serviços à população e contribui para que as equipes policiais possam se concentrar em ocorrências de maior complexidade.
