|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Celebração tradicional tem apoio da Prefeitura e se encerra com cortejos e troca de coroas nos dias 12 e 13 de outubro
A Festa da Congada de Uberlândia entrou na fase final da edição de 2025 nesta sexta-feira (3), com o início da novena em louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. A programação teve início com o benzimento e o hasteamento dos mastros na Praça do Rosário, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Os festejos, que começaram em julho, contam com apoio da Prefeitura, que destinou R$ 1,75 milhão para valorização do patrimônio imaterial.
Realizada há 148 anos, a Congada é uma das manifestações religiosas e culturais mais tradicionais da cidade, reunindo ternos de Congo, Catupés, Marujos, Marinheiros e Moçambiques. As novenas seguem até o dia 11 de outubro, sempre às 19h, com Terço, leilões e participação rotativa dos grupos, conforme cronograma definido pela Irmandade do Rosário.
A programação solene será nos dias 12 e 13 de outubro. No dia 12, os ternos iniciam os desfiles às 7h, partindo da rua Prata, 890, em direção à Igreja do Rosário. Haverá reinado em diversos pontos da cidade, culminando com a procissão, missa campal e coroação da imagem de Nossa Senhora do Rosário às 18h. No dia 13, os grupos visitam os devotos e Reis-festeiros, com encerramento marcado pela tradicional troca de coroas e despedida das irmandades a partir das 18h.
Reconhecimento cultural
A Congada é reconhecida como patrimônio imaterial de Uberlândia desde 2008. Em junho deste ano, ganhou também o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, após decisão do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan, em Belo Horizonte. A conquista é resultado de um processo iniciado pela Prefeitura em 2008, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
