Getting your Trinity Audio player ready...
|
Chamas atingiram lote vago no Bairro Sibipiruna, em Araguari, e provocaram densa fumaça; abrigo não foi atingido, prefeito de Araguari falou sobre a ocorrência
Um incêndio em um lote vago ao lado do Abrigo Cristo Rei, no Bairro Sibipiruna, em Araguari (MG), mobilizou o Corpo de Bombeiros, Prefeitura e comunidade na tarde desta quinta-feira (04). Vinte e nove idosos precisaram ser retirados às pressas da unidade devido à grande quantidade de fumaça gerada pelas chamas.
O fogo teve início por volta das 17h e se alastrou rapidamente por uma área de aproximadamente 17 mil m² de vegetação densa, composta por capim, bambuzal e arbustos. Apesar da proximidade, as chamas não atingiram a estrutura do abrigo.
Segundo a secretária de Saúde do município, Thereza Christina Griep, parte dos idosos foi encaminhada para o Abrigo São Vicente de Paulo. Já os que necessitam de suporte médico foram levados ao Hospital Municipal Padre Júlio Cézar Siqueira. Nenhum deles apresentou sinais de intoxicação.
Em vídeo publicado no Instagram, o prefeito Renato Carvalho tranquilizou a população:
“Tivemos uma ocorrência muito séria no Abrigo Cristo Rei. Um terreno ao lado teve um incêndio de grandes proporções e a fumaça ocupou as edificações. De imediato, evacuamos os 28 idosos que estavam no local. Graças a Deus, todos estão bem. Quatro foram encaminhados para o Hospital Padre Júlio com suporte de oxigênio, mas já tinham essa necessidade antes. Os demais foram levados à Loja Maçônica União Araguarina e serão transferidos para o Asilo São Vicente de Paula”, afirmou.
O prefeito agradeceu a atuação conjunta da comunidade e dos órgãos públicos:
“Agradeço à Loja Maçônica, à Secretaria de Saúde, à UPA, Hospital Padre Júlio, Secretaria de Desenvolvimento Social e à Defesa Civil. Todos agiram de forma rápida e eficaz, preservando a segurança e a vida dos nossos idosos.”
Vídeos gravados por moradores mostram a correria durante o resgate, com idosos sendo carregados por funcionários e voluntários. A causa do incêndio ainda não foi confirmada, mas há suspeita de que tenha sido acidental ou provocado.
O Corpo de Bombeiros controlou as chamas e segue no local realizando o rescaldo para evitar novos focos. O risco imediato para o abrigo e residências próximas foi neutralizado.