Publicidade
Ipê Amarelo, como representação para o mês de Setembro. (Foto de Moliv Fotografia: https://www.pexels.com/pt-br/foto/amarelo-arvore-outono-declinio-13421440/)
Getting your Trinity Audio player ready...

Boletim da Vigilância em Saúde alerta para crescimento dos casos e reforça importância da prevenção

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Vigilância em Saúde, divulgou nesta segunda-feira (1º) o Boletim Epidemiológico de Violência Autoprovocada referente ao primeiro semestre de 2025, além do Panorama da Mortalidade por Suicídio, que abrange os sete primeiros meses do ano. Os dados revelam um total de 210 notificações de violência autoprovocada e 28 mortes por suicídio no município.

O número de óbitos já supera o total registrado em todo o ano de 2024, que foi de 25 mortes. Em 2025, foram 16 vítimas do sexo masculino e 12 do sexo feminino. Entre as 210 notificações de violência autoprovocada, 195 referem-se a tentativas de autoextermínio (TAE) e 15 a casos de automutilação.

Para Raissa Mazeti, referência técnica em Vigilância das Violências, os dados reforçam a urgência da campanha Setembro Amarelo. “O panorama reforça a importância da conscientização e da prevenção, especialmente no contexto da campanha que busca estimular o diálogo, oferecer apoio emocional e valorizar a vida”, afirmou.

Desde 2014, casos de violência autoprovocada e interpessoal são considerados de notificação compulsória em estabelecimentos de saúde, devendo ser informados por meio de ficha específica no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

A violência autoprovocada é definida como qualquer ato cometido intencionalmente pelo próprio indivíduo com o objetivo de causar dano a si mesmo, seja por automutilação ou tentativa de suicídio. Já a violência interpessoal refere-se a agressões ocorridas no âmbito doméstico, familiar ou entre pessoas conhecidas.

O boletim completo está disponível no site oficial da Prefeitura de Uberaba:
👉 Acesse aqui

Destaques ISN

Relacionadas

Menu