Santa Sé propõe sediar negociações de paz em meio a impasse diplomático

Reprodução/Internet
O Vaticano manifestou disposição para mediar as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia, oferecendo a Santa Sé como local para um possível encontro entre representantes dos dois países. A proposta foi divulgada nesta sexta-feira (16) pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, conforme noticiado pela mídia italiana RAI.
Parolin destacou que a Santa Sé poderia se disponibilizar para uma reunião entre Ucrânia e Rússia, permitindo que as partes se encontrem e “pelo menos conversem”. Ele acrescentou que o Vaticano seria um “lugar muito adequado” para tal diálogo.
O papa Leão XIV reforçou o compromisso da Igreja Católica com a promoção da paz, afirmando que “a Santa Sé está sempre pronta para ajudar a reunir os inimigos, cara a cara, para que conversem entre si, para que os povos em todos os lugares possam mais uma vez encontrar esperança e recuperar a dignidade que merecem, a dignidade da paz”.
A iniciativa do Vaticano ocorre em um momento de impasse nas negociações entre Rússia e Ucrânia, que se reuniram diretamente pela primeira vez em três anos, com a participação de uma delegação turca. No entanto, as expectativas de avanço foram abaladas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que não haveria progresso sem uma reunião entre ele e o presidente russo, Vladimir Putin.