Cantor sertanejo estaria magoado por exposição em reportagem sobre trabalho análogo à escravidão; emissora confirmou convite e ausência

Reprodução/Instagram
O cantor sertanejo Leonardo recusou o convite feito pela TV Globo para se apresentar no especial de 60 anos da emissora, realizado na noite de segunda-feira (28), no Rio de Janeiro. A emissora tinha a intenção de reunir todos os integrantes vivos do icônico grupo Amigos, incluindo Chitãozinho e Xororó e Zezé Di Camargo e Luciano, que aceitaram participar. Leonardo, no entanto, optou por não comparecer.
Segundo informações apuradas pela coluna de Gabriel Vaquer, o motivo da ausência seria uma mágoa pessoal do cantor com a emissora. Em outubro de 2024, a Globo veiculou uma reportagem citando o nome de Leonardo em uma “lista suja” por supostas irregularidades em fazendas associadas a ele, com trabalhadores em condições análogas à escravidão. No mês seguinte, o nome do cantor foi retirado da lista, após arquivamento do caso pelo Ministério Público, mas, segundo ele, a emissora não deu visibilidade à correção, o que causou insatisfação.
De acordo com a emissora, apesar do lamento pela ausência, o especial prosseguiu com os demais participantes. Leonardo não se apresenta na Globo desde 2022, quando participou do programa Altas Horas. Desde então, tem mantido maior presença no SBT, inclusive em atrações comandadas por sua nora, Virgínia Fonseca.
Além do grupo Amigos, o especial de 60 anos da Globo contou com apresentações das Amigas — Lauana Prado, Ana Castela, Simone Mendes e a dupla Maiara e Maraísa — celebrando clássicos do sertanejo.
Procurada, a assessoria de Leonardo confirmou o convite e a recusa, alegando oficialmente que a ausência se deu por “falta de agenda”.