Publicidade
Três animais silvestres foram resgatados por agentes do 1º Distrito Policial de Guarujá, no litoral paulista, na tarde da última...
Créditos: Divulgação/Polícia Civil
Getting your Trinity Audio player ready...

Três animais silvestres foram resgatados por agentes do 1º Distrito Policial de Guarujá, no litoral paulista, na tarde da última sexta-feira (6), após serem encontrados vivendo em cativeiro doméstico sem autorização legal. Um papagaio e um casal de saguis-de-tufo-branco estavam dentro de uma residência no bairro Morrinhos III.

Segundo a Polícia Civil, os animais pareciam saudáveis e estavam totalmente adaptados à convivência com os moradores, como “integrantes oficiais da família”. O papagaio era criado há mais de 15 anos e os saguis conviviam no local há mais de seis, circulando pelo quintal e retornando espontaneamente para dentro da casa.

Os policiais encontraram os animais em grandes gaiolas organizadas, o que reforçava os indícios de que eram mantidos sob cuidados constantes. No entanto, a legislação ambiental brasileira proíbe a posse de fauna silvestre sem autorização dos órgãos competentes.

Diante da situação, foi lavrado um termo circunstanciado e o caso foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal do Guarujá. Os animais foram apreendidos e entregues ao Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal. Em seguida, foram levados à Polícia Militar Ambiental, responsável por avaliá-los e decidir sobre o destino conforme as normas de proteção à fauna.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu