|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem sendo agredido por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá, na última sexta-feira (6). As imagens geraram indignação e motivaram a abertura de um processo investigativo por parte da Corregedoria da corporação.
De acordo com a administração municipal, os guardas foram chamados pela equipe da UPA para conter um paciente que estaria visivelmente alterado, proferindo xingamentos e ameaças contra funcionários da unidade de saúde. Segundo a nota oficial, ao chegarem ao local, os GCMs teriam sido afrontados e ameaçados de morte pelo homem, o que levou ao uso de “força moderada” para contê-lo.
O paciente, que aguardava um exame de raio-x, foi atendido e, em seguida, encaminhado ao Hospital Santo-Amaro. A prefeitura informou que um procedimento de apuração foi instaurado para investigar a conduta dos agentes, incluindo a análise das imagens e o depoimento das partes envolvidas.
Ainda conforme a gestão municipal, todos os membros da GCM passam por treinamentos frequentes para garantir a qualificação no atendimento à população durante o patrulhamento nas ruas da cidade.
