Publicidade
A cidade de Mongaguá promove neste sábado (7) o Dia “D” de Mobilização contra o Sarampo e a Febre Amarela. A ação faz parte...
Créditos: Larissa Fábia/Prefeitura de Mongaguá
Getting your Trinity Audio player ready...

A cidade de Mongaguá promove neste sábado (7) o Dia “D” de Mobilização contra o Sarampo e a Febre Amarela. A ação faz parte de uma força-tarefa da Secretaria Municipal de Saúde iniciada no dia 2 de fevereiro, com o objetivo de aumentar os índices de vacinação e evitar o risco de reintrodução das doenças.

Atualmente, os números preocupam: a cobertura vacinal contra Febre Amarela está em apenas 18,24%, enquanto a Tríplice Viral (sarampo) registra 75,62% na primeira dose e 54,39% na segunda — bem abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Mesmo sem casos confirmados na Baixada Santista, o alerta segue aceso. Em 2025, o Brasil contabilizou 38 casos importados de sarampo, incluindo um paciente na capital paulista que contraiu a doença após viagem internacional.

“Nenhum pai ou responsável deseja ver um filho doente. A vacina protege no presente e no futuro. Se você ama, cuide. Se cuida, vacine”, reforça Nadya Gurgel, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Mongaguá.

Busca ativa e triagem nas unidades

Desde segunda-feira (2), os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) realizam visitas domiciliares para localizar crianças com vacinas atrasadas. Além disso, todos os adultos que buscam atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USFs) estão passando por triagem na sala de vacina para atualização da caderneta.

Unidades abertas e postos volantes

No sábado (7), todas as unidades de saúde de Mongaguá estarão abertas das 9h às 16h. Para ampliar o acesso, a prefeitura disponibilizará postos volantes em três áreas estratégicas: Fazenda Rondônia, Areião e Balneário Tonhão.

Orientações e público-alvo

Para se vacinar, é necessário apresentar documento oficial com foto, CPF e a Caderneta de Vacinação — obrigatória no caso de crianças.

Além das vacinas contra sarampo e febre amarela, também estarão disponíveis imunizantes do Calendário Nacional, como HPV e dengue. Confira os públicos:

  • Sarampo: Pessoas de 12 a 29 anos (duas doses) e de 30 a 59 anos (uma dose);

  • Febre Amarela: Dose única a partir dos 5 anos para quem nunca foi vacinado. Crianças devem ser vacinadas aos 9 meses e aos 4 anos.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu