Publicidade
A Defesa Civil do Estado de São Paulo confirmou nesta semana o envio de ajuda humanitária aos municípios de Mongaguá e Peruíbe...
Créditos: Divulgação
Getting your Trinity Audio player ready...

A Defesa Civil do Estado de São Paulo confirmou nesta semana o envio de ajuda humanitária aos municípios de Mongaguá e Peruíbe, no litoral paulista. A medida atende a uma solicitação emergencial da Defesa Civil Municipal de Mongaguá e visa minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

Foram disponibilizadas 117 unidades de cada item essencial, incluindo cestas básicas, kits de higiene pessoal, kits de limpeza doméstica e kits dormitório, com colchões e cobertores. A operação também contou com o apoio do Fundo Social de São Paulo, responsável pelo envio de 20 fardos de água mineral, seis caixas de roupas para todas as idades, calçados e uma caixa de brinquedos.

Pela primeira vez, a remessa de ajuda inclui também sacos de ração para cães e gatos, ampliando o suporte para famílias com animais de estimação. A prefeitura fará a retirada dos materiais diretamente no Centro de Distribuição do Fundo Social, em São Paulo, para agilizar a entrega nos bairros mais afetados.

O município de Santos também contribuiu com a ação: o prefeito Rogério Santos (Republicanos) confirmou o envio de 300 quilos de alimentos arrecadados pelo Fundo Social de Solidariedade da cidade.

Município decreta situação de emergência

Na quarta-feira (21), a Prefeitura de Mongaguá decretou situação de emergência após contabilizar mais de R$ 2 milhões em prejuízos apenas em equipamentos públicos das áreas da Educação, Esportes, Turismo e Saúde. Das 38 unidades de ensino da rede municipal, 32 sofreram danos.

O processo de reconhecimento do decreto pelo governo federal está em andamento. Com a homologação, o município poderá acelerar contratações emergenciais para serviços de limpeza urbana, como desobstrução de valas, galerias e bocas de lobo. Também está em tratativas a reativação de um convênio com o Estado para o uso de uma máquina anfíbia no desassoreamento do Rio Mongaguá.

Abrigo e doações

Durante as chuvas de segunda-feira (19), o abrigo emergencial instalado no Ginásio de Esportes de Agenor de Campos acolheu 44 pessoas. Nesta quinta-feira (23), as últimas 10 pessoas — sete adultos e três crianças — retornaram para suas casas após a baixa do nível da água na Vila Atlântica.

Ainda assim, cerca de 500 famílias seguem enfrentando alagamentos em suas residências e optaram por permanecer nos locais por receio de saques.

Quem quiser ajudar pode doar mantimentos, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza diretamente ao Fundo Social de Solidariedade de Mongaguá, localizado na Rua Rui Barbosa, nº 150, esquina com a Avenida São Paulo, no Centro da cidade.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu