|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Com a chegada do verão, férias escolares e festas de fim de ano, aumenta o fluxo de turistas e moradores em deslocamento. Por isso, a Secretaria de Saúde de Santos, por meio do Centro de Orientações em Saúde do Viajante (Cosv-Santos), reforça a importância da vacinação antes das viagens, inclusive dentro do território nacional.
A diretora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras, alerta para o risco de doenças como dengue e gripe, além de outras exigidas por destinos internacionais. “Essa preocupação às vezes é mais comum para locais fora do Brasil, mas não podemos descuidar dos grandes desafios da saúde pública brasileira”, destaca.
Vacinação disponível nas policlínicas
As vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas policlínicas da cidade. Aos sábados, os pontos de atendimento são divulgados semanalmente pela Prefeitura. É necessário apresentar documento com foto, CPF e carteira de vacinação (se houver). Gestantes devem levar também a caderneta de pré-natal.
Recomendações específicas:
-
Gestantes: A vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), recém-incorporada ao SUS, deve ser aplicada a partir da 28ª semana de gestação. A imunização protege o bebê contra bronquiolite e pneumonias causadas pelo VSR.
-
Crianças e adolescentes: A recomendação é aproveitar as férias escolares para atualizar a caderneta. Apenas 33,42% dos jovens de 10 a 14 anos completaram as duas doses da vacina contra a dengue. Cerca de 4 mil ainda não retornaram para a segunda dose, essencial após 90 dias da primeira.
-
Febre amarela: Exigida por alguns países, deve ser aplicada com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem. O Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) pode ser emitido no site Meu SUS Digital.
-
Poliomielite: Indicada para destinos onde a doença é endêmica, com aplicação recomendada ao menos quatro semanas antes da viagem.
-
Sarampo e rubéola: A vacina SCR (contra sarampo, caxumba e rubéola) deve ser tomada pelo menos 15 dias antes da viagem. Em Santos, crianças de 6 a 11 meses recebem uma dose extra contra sarampo, chamada dose zero.
“Além de proteger a si mesmo e às pessoas que amamos, a vacinação antes da viagem também ajuda a impedir a introdução dessas doenças de forma importada no nosso País”, reforça Ana Paula.
Atendimento do Cosv-Santos
Para orientações e dúvidas, o atendimento do COSV funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Rua Amador Bueno, 333, sala 1404. Contato também pode ser feito pelo e-mail cosv-santos@santos.sp.gov.br.
