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Deslocamento do moinho exige paradas programadas e pode causar lentidão e filas na rodovia
O comboio com a megacarga de 636 toneladas, que transporta um moinho, segue sua jornada pelo Triângulo Mineiro, com passagem pela BR-050, entre Uberlândia e Uberaba. A operação teve início na manhã desta segunda-feira (15), quando a carga, que estava parada no KM 81 da rodovia, retomou o trajeto. Segundo a Ecovias Minas Goiás, o comboio avança a uma velocidade média de 20 km/h, mas essa velocidade pode variar conforme as condições climáticas.
Durante o deslocamento, há paradas programadas em pontos estratégicos, como em praças de pedágio, para liberar o tráfego de outros veículos e garantir a segurança do transporte. O primeiro ponto de parada foi no KM 104, na divisa entre Uberlândia e Uberaba, para a liberação do fluxo. Neste momento, a carreta deve seguir até o KM 154 da rodovia.
A previsão da concessionária é que o transporte da megacarga pela BR-050 continue até terça-feira (16), quando está prevista a saída do comboio para a BR-262, no KM 174 da BR-050, no sentido Uberaba. Durante o trajeto, é esperado que haja lentidão e formação de filas nos horários de passagem, impactando o fluxo de veículos.
O moinho tem como destino a fábrica da Votorantim Cimentos, em Edealina (GO), e a previsão de chegada é no início de janeiro de 2026, com ajustes possíveis dependendo das condições da rota. O comboio iniciou sua viagem no dia 9 de outubro, partindo pela BR-381 (Fernão Dias), e já percorreu vários trechos, incluindo BR-354, MG-170 e BR-262, antes de seguir pela MGC-354 até Patos de Minas.
Atenção aos motoristas:
A Ecovias Minas Goiás recomenda que os motoristas planejem seus deslocamentos com antecedência, levando em consideração os possíveis impactos no tempo de viagem. É fundamental respeitar a sinalização temporária e as orientações das equipes de campo, garantindo a segurança viária e a fluidez do tráfego na BR-050.
