|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nesta quinta-feira, 20 de novembro de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que elimina a tarifa adicional de 40% sobre uma ampla gama de produtos agrícolas brasileiros, incluindo carne bovina, café, cacau, açaí e outros.
A medida retroage à data de 13 de novembro de 2025, o que significa que os produtos brasileiros importados para os EUA a partir dessa data não estarão mais sujeitos à sobretaxa de 40%. Além disso, os importadores poderão solicitar reembolso das tarifas adicionais cobradas desde então.
Tudo voltou a ser como era antes do tarifaço?
Não, ainda não. Embora a retirada da tarifa de 40% seja uma boa notícia, ela não significa que tudo voltou ao normal. Alguns produtos ainda permanecem sujeitos à sobretaxa, o que indica que as negociações comerciais entre os dois países continuam em andamento. Portanto, a situação ainda não está como antes da imposição das tarifas.
Além disso, a medida aplica-se apenas aos produtos importados para os EUA a partir de 13 de novembro de 2025. Para os produtos já importados antes dessa data, os importadores poderão solicitar reembolso das tarifas pagas, embora esse processo possa ser burocrático.
Encontro fundamental
No dia 13 de novembro de 2025, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu em Washington com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, para discutir a redução das tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. Essa reunião foi marcada após uma série de contatos diplomáticos iniciados em outubro e foi crucial para os avanços nas negociações comerciais entre os dois países.
