|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Prefeitura de Guarujá iniciou uma força-tarefa para intensificar a busca ativa por crianças com vacinação incompleta nas redes de educação infantil. A ação, desenvolvida em conjunto pelas Secretarias de Saúde (Sesau) e Educação (Seduc), foi apresentada nesta terça-feira (18) durante reunião com diretoras de NEIMs, NEICs e pré-escolas, realizada no auditório do Colégio Don Domênico.
A operação consiste na checagem individualizada do esquema vacinal dos alunos, com base no sistema municipal de registros. Quando forem identificadas pendências, os responsáveis serão orientados, durante o processo de rematrícula, a atualizar a carteira de vacinação da criança em uma das 20 unidades de saúde do município.
O responsável técnico da Central de Vacinas, Alex de Freitas, detalhou o fluxo do trabalho e destacou o papel estratégico das escolas no engajamento das famílias. Ao todo, 51 diretoras participaram do encontro.
Durante a reunião, o secretário de Saúde, Fábio Mesquita, apresentou dados atualizados sobre a meningite no município. “Temos 16 casos este ano, contra 22 em 2024. Apesar de registros maiores em outras regiões do Estado, Guarujá segue com tendência de queda, mantendo ações de vigilância e prevenção”, ressaltou. Ele também reforçou a importância de combater as fake news para evitar alarmes injustificados.
Para Sandra Leutz, diretora da creche Cônego Domênico Rangoni, a reunião proporcionou segurança e clareza às equipes escolares. “A gente passa tranquilidade para as famílias quando entende o cenário real e sabe como agir. Esse contato direto com a Saúde faz toda a diferença”, avaliou.
