|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Único município paulista presente na programação oficial de painéis da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), Cubatão (SP) reafirmou sua liderança ambiental ao apresentar, nesta quinta-feira (15), no Pavilhão Brasil – Blue Zone, Auditório Cumaru, a transformação histórica que a levou de símbolo da poluição industrial a referência internacional em sustentabilidade.
O painel foi conduzido pelo prefeito César Nascimento, que destacou ações inovadoras e projetos estruturantes responsáveis pela guinada ambiental do município. “Não viemos à COP apenas contar histórias, mas propor soluções. Nossa experiência — de Vale da Morte a Cidade Verde — nos qualifica para liderar uma nova agenda para o futuro”, afirmou o prefeito.
Além da apresentação principal, o prefeito integrou uma mesa de ideias com representantes do Quênia, Argentina e do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebeds), discutindo soluções ambientais de impacto global.
Durante sua fala, César Nascimento apresentou projetos que consolidam Cubatão como polo de inovação climática, incluindo iniciativas de crédito de carbono azul em manguezais, moradias flutuantes e infraestrutura verde. O prefeito também destacou o avanço da indústria local na descarbonização, como o uso de diesel 100% renovável, querosene verde para aviação e a implantação de um centro de produção de hidrogênio verde.
Outro destaque foi o anúncio do interesse do município em criar um Centro de Pesquisa de Manguezais, com foco em ciência e preservação dos ecossistemas costeiros. “Já mostramos que a parceria entre Governo, Comunidade e Polo Industrial funciona. Nossos projetos são replicáveis e mostram que Cubatão está preparada para liderar soluções reais de adaptação e transição energética”, disse o prefeito.
A participação na COP30 também teve foco na articulação internacional. A delegação cubatense buscou fortalecer parcerias com a União Europeia, o governo da Espanha e instituições voltadas ao financiamento climático. A vice-prefeita e secretária de Habitação, Andrea Castro, destacou o papel da COP como espaço de captação de recursos: “Esta é a COP da adaptação, mas também do financiamento. Conversamos com muitos fundos internacionais, e Cubatão mostrou que está pronta.”
A comitiva de Cubatão foi composta ainda pelo secretário de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar Animal, Cleiton Jordão Santos, e pelo secretário de Comunicação Social, Claudio Barazal. Ao longo da semana, o grupo participou de atividades na COP30. No Amazon Climate Hub, Cleiton Jordão apresentou os avanços em transição energética e governança ambiental da cidade. Já Andrea Castro participou de painel com o governo da Argentina sobre urbanização sustentável e reuniu-se com representantes da Coreia do Sul e da China para ampliar cooperações internacionais.
A cidade também apresentou projetos para fundos como Fonplata, União Europeia e GIZ, com foco na urbanização de comunidades como Vila dos Pescadores e Vila Esperança, além de ações de arborização e recuperação ambiental. O saldo das reuniões foi positivo e abre caminho para novos investimentos.
