|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Praia Grande, no litoral de São Paulo, participa ativamente da Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses, realizada de 10 a 14 de novembro. A iniciativa, que integra o calendário da Secretaria Estadual da Saúde, busca conscientizar e mobilizar a população contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
As ações estão sendo coordenadas pela equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC), da Divisão de Saúde Ambiental da Sesap, e incluem visitas a escolas, unidades de saúde e feiras livres. A programação envolve rodas de conversa, palestras e distribuição de panfletos informativos.
Na segunda-feira (10), a Usafa Melvi recebeu a equipe do IEC com um estande e roda de conversa. Na terça (11), a EM Mahatma Gandhi e a EM Joaquim Augusto Ferreira Mourão, ambas no bairro Melvi, foram palco de ações educativas. Já na quinta-feira (13), a equipe esteve na feira livre do Quietude. O encerramento ocorre na quinta-feira (14), com atividade na Usafa Melvi II.
Em paralelo, agentes de combate às endemias realizam vistorias casa a casa com base na Avaliação de Densidade Larvária (ADL), eliminando criadouros do mosquito e orientando moradores. Além disso, a soltura de peixes Lebiste (Barrigudinho), predadores naturais das larvas do Aedes, está sendo feita em locais com água parada.
A população é incentivada a colaborar com a eliminação de criadouros em casa e pode denunciar possíveis focos pelo telefone 0800-773-3020 ou e-mail atendimentosaude@praiagrande.sp.gov.br.
A vacinação contra a dengue segue disponível para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos nas 31 Usafas da cidade, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Algumas unidades oferecem horário estendido até as 19h. Aos fins de semana e feriados, o Cemas funciona como polo de vacinação.
Em caso de sintomas de arboviroses, como febre, dor no corpo, manchas ou sangramento, a recomendação é procurar a Usafa de referência ou, em casos mais graves, uma das UPAs (Samambaia e Quietude) ou o Pronto-Socorro Central.
