|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A construção das novas quadras do Complexo Esportivo Rebouças, na Ponta da Praia, em Santos, entrou em uma fase decisiva com a chegada de grandes peças da cobertura. O local receberá três quadras poliesportivas, sendo uma com medidas oficiais, apta a sediar competições nacionais e internacionais. A obra já tem 50% dos serviços executados.
Na manhã da última terça-feira (4), o entorno do complexo foi movimentado com a chegada de quatro carretas que transportavam vigas pré-moldadas com 31 metros de comprimento e 22 toneladas cada. A operação especial contou com apoio da Ecovias, CET-Santos e Guarda Portuária, garantindo o transporte seguro das estruturas desde São Paulo até a Rua Henrique Soler, onde aguardaram a descarga.
A técnica utilizada para montagem da cobertura envolve cabos de aço de alta performance tensionados, o que garante maior resistência do concreto à tração, aumentando a durabilidade e segurança da estrutura. “Isso garante maior capacidade de carga, durabilidade e segurança para a estrutura que será utilizada pela população”, destacou Larissa Cordeiro, secretária de Obras e Edificações.
Produzidas em São José do Rio Preto, as peças começaram a chegar em outubro. Atualmente, 29 pilares de 16 metros e 10 toneladas cada, além da maior parte das vigas para apoio das telhas, já estão posicionados no local.
As etapas seguintes incluem a instalação de telhas sanduíche, fechamento lateral, iluminação, pintura, piso, paisagismo e passeio. A entrega das quadras está prevista para maio de 2026. O sistema de águas pluviais já foi concluído, e o SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) segue em execução.
O projeto, executado pela Construtora Ferreira Marques Ltda., representa um investimento de R$ 5.446.982,93. A nova estrutura contará com área total coberta de 2.820 m², arquibancadas e será um reforço significativo para o esporte na cidade.
