Publicidade
Um temporal de grandes proporções atingiu o Paraná no último fim de semana e deixou 27 cidades em situação de emergência...
Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Getting your Trinity Audio player ready...

Um temporal de grandes proporções atingiu o Paraná no último fim de semana e deixou 27 cidades em situação de emergência, principalmente nas regiões noroeste e centro-oeste do estado. De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil, divulgado nesta segunda-feira (3), 8.294 pessoas foram afetadas, das quais 1.526 estão desalojadas e 60 desabrigadas.

O fenômeno climático, ocorrido entre os dias 2 e 3 de novembro, causou danos severos: 4.691 casas foram danificadas por conta das chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo. Em algumas cidades, como Marialva, Campo Mourão, Cambira, Bom Sucesso e Santa Fé, serviços municipais como aulas e atendimentos de saúde foram paralisados nesta segunda.

Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), os maiores volumes de chuva foram registrados em Jacarezinho (87 mm), Bandeirantes (76,2 mm), Santa Helena (72,4 mm), Loanda (58 mm), Campo Mourão (52,8 mm) e Telêmaco Borba (52,4 mm). Em alguns pontos, as pedras de granizo chegaram a pesar até 100 gramas, ampliando os estragos.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o coordenador da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, anunciaram que irão se reunir com os prefeitos das cidades mais atingidas ainda nesta segunda-feira, para definir ações emergenciais e oferecer apoio estadual aos municípios.

As prefeituras seguem mobilizadas para atender as famílias afetadas e contabilizar os prejuízos. A Defesa Civil continua monitorando a situação e orientando as populações em áreas de risco.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu