Publicidade
O juiz da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Uberaba, Fabiano Garcia Veronez, destacou a importância da mobilização (foto: Divulgação)
O juiz da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Uberaba, Fabiano Garcia Veronez, destacou a importância da mobilização (foto: Divulgação)
Getting your Trinity Audio player ready...

Ação contou com 49 audiências e reforçou rede de proteção às mulheres vítimas de violência

Entre os dias 20 e 24 de outubro, a Comarca de Uberaba realizou a Semana de Enfrentamento à Violência Doméstica, com foco na aceleração de processos e no fortalecimento da rede de apoio às mulheres. A iniciativa promoveu 49 audiências de instrução e julgamento, das quais 43 resultaram em sentenças — sendo 28 condenações (65,11%) e 15 absolvições (34,89%). Outras seis audiências foram redesignadas.

A ação contou com a participação do Ministério Público, da Defensoria Pública e de instituições que atuam na proteção de vítimas. Os processos julgaram casos de ameaças, lesão corporal, perseguição, invasão de domicílio e descumprimento de medidas protetivas, todos com réus em liberdade.

Clique aqui para seguir o canal do ISN Online Triângulo no WhatsApp

Além do foco judicial, a semana também promoveu ações de sensibilização, como exposições de arte e artesanato feitos por mulheres atendidas pela Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O juiz responsável pela unidade, Fabiano Garcia Veronez, destacou a importância da mobilização integrada com a rede de apoio.

“Essa semana de audiências contribui para reduzir o número de processos e, principalmente, para lembrar a sociedade da gravidade da violência doméstica. O enfrentamento desse problema é também uma questão cultural”, afirmou o magistrado.

A vara também mantém iniciativas voltadas à empregabilidade, abrigamento, dependência química, parentalidade e grupos reflexivos para homens autores de violência. A atuação é feita em articulação com a Vara da Infância e da Juventude para um atendimento integral às famílias.

Estão previstas outras quatro semanas temáticas ao longo do ano, reforçando o compromisso da Justiça com a proteção e dignidade das mulheres em Uberaba.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu