Publicidade
Túnel Santos-Guarujá pode ser entregue em 2030, afirma Tarcísio de Freitas
Foto reprodução
Getting your Trinity Audio player ready...

A entrega do tão aguardado túnel submerso que ligará Santos a Guarujá pode acontecer em 2030, um ano antes do previsto inicialmente. A informação foi anunciada nesta segunda-feira (20) pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante evento em Cubatão.

Segundo o governador, a antecipação é possível graças à redução no número de módulos de concreto pré-fabricados utilizados na obra, que deve passar de seis para quatro. A medida também contribuirá para reduzir o tempo de interrupção no canal do Porto de Santos, o que, segundo ele, é estratégico para a operação portuária da região.

A obra, considerada uma das mais importantes de infraestrutura do estado, está em fase de homologação da licitação, após a confirmação da empresa portuguesa Mota-Engil como vencedora do leilão. A construtora será responsável pela execução, operação e manutenção do túnel por 30 anos, por meio de uma parceria público-privada (PPP).

Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, o túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, e será a primeira travessia subaquática do Brasil. A estrutura contará com faixas exclusivas para veículos, pedestres e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), promovendo maior integração e mobilidade urbana entre as cidades da Baixada Santista.

A expectativa é que, com a obra pronta, o tempo de travessia entre Santos e Guarujá, hoje de até uma hora por balsas ou rotas rodoviárias, seja reduzido para aproximadamente cinco minutos.

O cronograma definitivo será divulgado após a finalização do projeto executivo, que deve ser concluído nos próximos 60 dias, com a assinatura do contrato com a concessionária. A proposta de redução dos módulos ainda será discutida com os governos federal e estadual, mas, de acordo com Tarcísio, essa é a tendência mais provável.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu