Publicidade
Triângulo Mineiro lidera prioridades em melhorias em estradas vicinais
Getting your Trinity Audio player ready...

Estudo da CNA destaca Uberaba e Uberlândia entre as regiões com maior necessidade de investimento

Um estudo inédito da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) classificou o Triângulo Mineiro como uma das regiões com maior urgência para receber investimentos em infraestrutura viária. A pesquisa, que traça um panorama das estradas vicinais no país, revelou que Minas Gerais possui a maior malha desse tipo de estrada, com 337 mil quilômetros, e indicou 19 microrregiões prioritárias no estado — com destaque para Uberlândia e Uberaba.

Uberlândia aparece em primeiro lugar no ranking estadual, impulsionada por sua forte produção de frangos e suínos. Já Uberaba ocupa a 10ª posição, com destaque para o cultivo de cereais, leguminosas, oleaginosas e cana-de-açúcar. A maioria das áreas consideradas prioritárias está concentrada no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.

A CNA estima que seriam necessários R$ 2,671 bilhões ao ano para adequar e manter a malha viária prioritária em Minas Gerais. Só em Uberlândia, o custo anual estimado é de R$ 238,13 milhões para uma malha de 11.171 km. Em seguida vêm Paracatu (R$ 231,91 milhões) e Araxá (R$ 181,69 milhões). Para Uberaba, o valor projetado é de R$ 119,10 milhões por ano, considerando uma malha de 5.589 km.

Segundo Ricardo Tuller, gerente regional do Sistema Faemg Senar, além da manutenção das vias já existentes, o estudo também identificou a necessidade de construção de novas estradas. “As condições ruins trazem prejuízos, como a perda de produção durante o transporte e o tempo de manutenção dos veículos. Por isso, é importante este monitoramento ser repassado ao poder público para que possamos trabalhar políticas públicas para o setor da agropecuária mineira”, afirmou.

Realizado em parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Esalq/USP (Esalq-Log), o levantamento utilizou dados públicos e visitas de campo a oito microrregiões, entre elas Uberlândia, para avaliar a realidade das estradas vicinais. O estudo desenvolveu um índice próprio — o Índice de Priorização das Estradas Vicinais (Ipev) — que considera critérios sociais, econômicos, ambientais e de infraestrutura para apontar as vias com maior urgência em manutenção.

O Brasil conta com aproximadamente 2,2 milhões de quilômetros de estradas vicinais, espalhadas por 557 microrregiões. O levantamento da CNA reforça a importância estratégica do Triângulo Mineiro na logística do agronegócio e a urgência de investimentos públicos para garantir o escoamento da produção rural.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu