Publicidade
Mães denunciam uso de alunos em limpeza de escola no Perequê, em Guarujá
Foto reprodução
Getting your Trinity Audio player ready...

A rotina na Escola Municipal Benedicta Blac Gonzalez, localizada no bairro Perequê, em Guarujá, tem sido marcada por improvisos que preocupam os responsáveis pelos alunos. Com a ausência de equipe de limpeza terceirizada, funcionários da própria unidade, como inspetores e membros da direção, estariam assumindo as tarefas de higienização dos espaços. Há também relatos de que estudantes foram convidados a participar da faxina, mediante promessa de compensações pedagógicas.

Segundo os relatos, os próprios pais demonstraram incômodo ao perceberem que crianças estariam auxiliando na lavagem de banheiros e corredores. O uso de materiais improvisados e a falta de insumos adequados reforçaram a percepção de abandono por parte da administração pública, principalmente diante da ausência de respostas imediatas.

O contexto teria se agravado após a saída de toda a equipe de limpeza da unidade escolar, deixando salas, áreas comuns e banheiros sem manutenção adequada. Diante da falta de pessoal, algumas atividades de limpeza estariam sendo divididas entre servidores e alunos dos anos finais do ensino fundamental.

Resposta da Prefeitura

A Prefeitura de Guarujá informa que o contrato com a empresa responsável pela limpeza da Escola Benedita Blach Gonzalez foi rescindido unilateralmente, em razão de sucessivas paralisações motivadas pelo não pagamento dos funcionários por parte da contratada. Já foi instaurado um novo processo licitatório emergencial, atualmente em fase final, e a previsão é que a situação esteja equacionada ainda nesta semana.

A Secretaria Municipal de Educação reforça que desconhece qualquer iniciativa para seleção de voluntários, inclusive alunos, durante este curto período de transição contratual.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu