Publicidade
(foto: divulgação/ João Risi)
(foto: divulgação/ João Risi)
Getting your Trinity Audio player ready...

Exame permite diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e amplia chances de prevenção

A partir desta quarta-feira (24), o teste de DNA HPV será disponibilizado em mais dez Unidades Básicas de Saúde, especialmente nas que funcionam até as 20h. O exame é indicado para mulheres entre 25 e 64 anos e representa um avanço importante na detecção precoce do câncer de colo do útero.

O município foi escolhido como piloto pelo Estado para implantação do protocolo, que permite identificar alterações antes do surgimento de lesões, aumentando as chances de tratamento e cura. O intervalo de coleta para resultados negativos pode chegar a cinco anos, segundo a secretaria de Saúde. A vacinação contra o HPV continua sendo recomendada, especialmente antes do início da vida sexual.

A coleta do teste começou em agosto em duas unidades-piloto e agora será ampliada para bairros como Abadia, Aluízio Prata, Ézio de Martino, Valdemar Hial Júnior, Roberto Árabe, George Chireé, Maria Teresa, Álvaro Guaritá, Luiz Meneghello, Residencial 2000, Romes Cecílio, Rio de Janeiro e Mário Sérgio Rodrigues Cordeiro.

A secretaria reforça que a adesão das mulheres é fundamental para o diagnóstico precoce, que pode salvar vidas.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu