Getting your Trinity Audio player ready...
|
Um acidente aéreo ocorrido na noite de terça-feira (23) vitimou quatro pessoas no Pantanal sul-mato-grossense, na região de Aquidauana (MS). A queda de um avião de pequeno porte, que se preparava para pousar na fazenda Barra Mansa, resultou na morte de todos os ocupantes da aeronave. As vítimas estavam envolvidas na produção de um documentário sobre ecologia.
As equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas por volta das 20h10 para atender a ocorrência. A operação de resgate durou cerca de nove horas, devido à dificuldade de acesso ao local, distante e de terreno acidentado. Após os procedimentos das autoridades policiais, os corpos foram retirados das ferragens e encaminhados para as providências legais.
A aeronave, de matrícula PT-BAN, estava registrada em nome do piloto Marcelo Pereira de Barros, que também morreu no acidente. A Força Aérea Brasileira informou que o avião não tinha autorização para realizar táxi aéreo, embora estivesse com a situação de aeronavegabilidade regular. As causas do acidente ainda estão sob investigação pelo Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), vinculado ao CENIPA.
Quem são as vítimas do acidente
Kongjian Yu
Arquiteto e urbanista chinês de reconhecimento internacional, Kongjian Yu era professor e reitor da Escola de Arquitetura e Paisagismo da Universidade de Pequim. Doutor em design pela Universidade de Harvard, tornou-se referência mundial em soluções ecológicas urbanas, como o conceito de “cidades esponja”. Recebeu diversos prêmios internacionais, incluindo títulos honorários e distinções da Academia Americana de Artes e Ciências, da Universidade de Roma e da Universidade Norueguesa de Ciências Biológicas. Em 2025, foi listado pela Forbes como um dos líderes globais em sustentabilidade.
Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz
Cineasta e documentarista brasileiro, Luiz Ferraz dirigia projetos de não-ficção com abordagem inovadora em linguagem documental. Atuava na Olé Produções desde 2007 e foi responsável por séries e documentários para grandes canais como HBO, Amazon Prime, National Geographic e Discovery. Entre seus trabalhos de destaque estão o “Dossiê Chapecó”, indicado ao Emmy Internacional, e “All or Nothing: Seleção Brasileira de Futebol”. Também produziu documentários premiados como “Tudo é Projeto” e “Um Par pra Chamar de Meu”.
Rubens Crispim Jr.
Documentarista, diretor de fotografia e produtor audiovisual, Rubens Crispim Jr. tinha mais de 20 anos de experiência e era fundador da produtora Poseidoscorp. Formado em Artes Plásticas pela ECA-USP, se destacou ao vencer o reality “Projeto 48” no canal TNT. Seu trabalho mais recente, “O Bixiga é Nosso!”, foi premiado pelo público na Mostra Ecofalante 2024. Colaborou com diversos canais e instituições culturais, como TV Globo, TV Cultura e Pinacoteca de São Paulo, sempre com foco na valorização de memórias e territórios urbanos.
Marcelo Pereira de Barros
Piloto e proprietário do avião envolvido no acidente, Marcelo Barros era conhecido na região por sua atuação como “piloto pantaneiro”. Sua paixão pela aviação era manifestada em publicações nas redes sociais, onde celebrava a realização do sonho de voar no bioma pantaneiro.
O grupo estava envolvido na produção do documentário “Planeta Esponja”, que unia cinema e ciência ambiental, tendo como cenário o Pantanal sul-mato-grossense. As gravações estavam sendo realizadas com o apoio da Olé Produções, que lamentou profundamente a perda de seus colaboradores e parceiros.
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio do DRACCO e da Delegacia de Polícia de Aquidauana, realiza os procedimentos legais e o levantamento das causas do acidente. Peritos continuam no local.