Getting your Trinity Audio player ready...
|
Uma operação coordenada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) investiga supostas fraudes em processos licitatórios e contratos firmados pela Câmara dos Vereadores de Guarujá, no litoral paulista. A ação ocorre nesta quarta-feira (24) e é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Segundo informações da TV Globo, os alvos são suspeitos de envolvimento em irregularidades em um pregão virtual para a locação de veículos destinados ao uso profissional dos parlamentares. A investigação, batizada de “Via Fracta”, apura crimes como fraude à licitação e superfaturamento.
O MP-SP afirma que a investigação teve início em 2024, a partir de uma representação que indicava possível conluio entre empresas coligadas pertencentes a um mesmo grupo e o então presidente da Câmara. Com o avanço das apurações, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realizou vistorias e identificou diversas falhas na execução dos contratos.
Ao todo, estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Guarujá, São Bernardo do Campo e na capital paulista. As diligências contam com apoio do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), da Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), e com suporte técnico do TCE-SP na análise de documentos financeiros e orçamentários.
As investigações seguem em andamento.