O encontro foi fora da agenda oficial e teve como um dos principais temas a tentativa de anistiar

Créditos
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu nesta terça-feira (8), em Brasília, com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). O encontro foi fora da agenda oficial e teve como um dos principais temas a tentativa de anistiar os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Bolsonaro e aliados defendem que os envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília sejam perdoados. Eles estão tentando colher assinaturas para que o projeto de anistia vá direto ao plenário da Câmara, sem passar pelas comissões, o que aceleraria a votação.
Do outro lado, o governo Lula (PT) e sua base política são totalmente contra a proposta. Eles defendem que as punições impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sejam mantidas e que o projeto de anistia seja arquivado.
Hugo Motta, que foi eleito presidente da Câmara com apoio tanto da base de Lula quanto da oposição, tem evitado dar declarações sobre o tema. Mesmo assim, está sendo pressionado pelos dois lados para tomar uma posição.
A assessoria de Motta confirmou o encontro com Bolsonaro, mas não deu detalhes sobre o que foi discutido. Já Bolsonaro, em entrevista ao “Blog do Magno”, disse que confia que Motta levará o projeto à votação caso o número necessário de assinaturas seja alcançado.
“A gente se encontra de vez em quando. Ele disse que se a maioria dos líderes quiser priorizar a pauta, ele vai atender. O voto dele é pela abstenção, mas ele bota em votação”, afirmou o ex-presidente.
Para o projeto ir direto ao plenário, a oposição precisa de 257 assinaturas no requerimento de urgência e, depois, 257 votos favoráveis quando a proposta for colocada em pauta. Até agora, a tentativa de convencer partidos do centro não teve sucesso.
O projeto está parado desde 2024, quando o então presidente da Câmara, Arthur Lira, decidiu que ele deveria passar por uma comissão especial – que nunca saiu do papel. A ideia da oposição é driblar esse entrave com o pedido de urgência.
Siga o perfil @isnesportes no Instagram e acompanhe as últimas notícias no ISN Online.