Punição envolve equipes que atuaram em Sport x Palmeiras e Cruzeiro x Internacional

Créditos: Cesar Greco/Palmeiras
A segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2025 já ficou para trás, mas as polêmicas envolvendo as equipes de arbitragem continuam ganhando novos capítulos. Por isso, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou o afastamento por tempo indeterminado dos árbitros (campo e VAR) que atuaram em Sport x Palmeiras e Internacional x Cruzeiro.
Na partida Sport x Palmeiras, o árbitro Bruno Arleu de Araújo assinalou dois pênaltis que favoreceram o clube paulista. A segunda penalidade, que envolve a suposta falta em Raphael Veiga, foi a grande polêmica da partida. Isso porque com a cobrança correta de Piquerez, o Verdão saiu da Ilha do Retiro com a vitória.
Já no confronto Internacional x Cruzeiro, a polêmica se deu após a expulsão do zagueiro Jonathan Jesus. O jogador do clube mineiro teria derrubado o ponta Wesley aos 20 minutos do primeiro tempo e recebeu o cartão vermelho direto. Com um homem a menos durante 70 minutos, o Cruzeiro teve dificuldade para segurar o resultado e acabou perdendo o jogo por 3 a 0.
A decisão de “punir” os responsáveis pelos possíveis erros da rodada tem como base o parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais, que confirmou os equívocos nos dois jogos do Campeonato Brasileiro. Desta forma, os profissionais terão de passar por novas instruções, a fim de não cometerem novos erros em partidas futuras.
“O afastamento não é simplesmente uma punição vazia, é para que possamos cuidar dos árbitros, instruí-los e que, na sequência, não haja mais equívocos nesse sentido, colocando o VAR e o árbitro de campo em sintonia”, explicou o coordenador geral da comissão de arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra.
Quais árbitros foram afastados?
- Marcelo de Lima Henrique (árbitro principal)
- Bruno Arleu de Araújo (árbitro principal)
- Nailton Júnior de Sousa (assistente)
- Renan Aguiar da Costa (assistente)
- Rodrigo Figueiredo Henrique (assistente)
- Thiago Henrique Neto (assistente)
- Luciano da Silva Miranda (quarto árbitro)
- Afro Rocha de Carvalho (quarto árbitro)
- Daiane Muniz (cabine do VAR)
- Rodrigo Nunes de Sá (cabine do VAR)
- Amanda Matias (cabine do VAR)
- Diogo Carvalho Silva (cabine do VAR)
Siga o perfil @isnesportes no Instagram e acompanhe as últimas notícias no ISN Online.