Getting your Trinity Audio player ready...
|
O TikTok anunciou a liberação de novos recursos nas mensagens diretas (DMs), permitindo que usuários enviem notas de voz de até 60 segundos e compartilhem até nove imagens ou vídeos por conversa. A atualização, divulgada pela empresa ao site TechCrunch, será implementada nas próximas semanas.
A novidade está disponível tanto para conversas individuais quanto em grupo. Com isso, o TikTok busca se consolidar como uma plataforma de interação mais ampla, além do tradicional compartilhamento de vídeos curtos.
Com as mensagens de voz, o app segue a tendência de plataformas como WhatsApp, Instagram e iMessage, populares entre os usuários mais jovens, especialmente a Geração Z.
Além dos áudios, agora será possível tirar fotos e gravar vídeos diretamente pela câmera ou escolher arquivos da galeria para enviar nas conversas. Há ainda a opção de editar os conteúdos antes do envio.
Para garantir a segurança, o TikTok não permite o envio de imagens ou vídeos em mensagens iniciais. Ao receber uma mensagem pela primeira vez, o conteúdo visual enviado precisa ser nativo da plataforma. O app também exibe alertas aos usuários sobre a importância de proteger sua privacidade.
As DMs continuam indisponíveis para menores de 16 anos. No entanto, o TikTok está reforçando as proteções para usuários entre 16 e 18 anos, com sistemas automatizados que bloqueiam o envio de imagens contendo nudez. Usuários maiores de idade também podem ativar esse recurso de segurança nas configurações.
A iniciativa faz parte de um esforço maior da empresa em desenvolver sua funcionalidade de mensagens. Em 2024, o TikTok já havia lançado os chats em grupo, com suporte para até 32 participantes, e as Salas de Bate-papo para Criadores, espaços dedicados à interação entre influenciadores e seguidores.