Publicidade
Curso “Smart Idoso”, oferecido pela Prefeitura de Uberaba, será apresentado em BH como exemplo de inclusão digital na terceira idade
Getting your Trinity Audio player ready...

Curso “Smart Idoso”, da Prefeitura de Uberaba, será apresentado em encontro sobre soluções digitais para a terceira idade

O curso “Smart Idoso – A melhor idade conectada”, desenvolvido pela Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) da Prefeitura de Uberaba, foi selecionado para representar o município na etapa Sudeste do evento “Práticas que Conectam”, promovido pela Anatel e Unesco. A iniciativa será apresentada em 23 de setembro, em Belo Horizonte, durante o encontro que reúne experiências de inclusão digital voltadas a pessoas com 60 anos ou mais.

A atividade faz parte do Mapeamento de Iniciativas de Inclusão Digital para Pessoas 60+, realizado pelas entidades organizadoras. Em Uberaba, o curso é ministrado por servidores da UAI, a psicóloga Gabriela Araújo do Espírito Santo e o instrutor de artes Adriano Marinho Correia, que também estarão à frente da apresentação na capital mineira.

Voltado à terceira idade, o curso ensina os alunos a utilizarem o celular e a navegarem pela internet com autonomia e segurança. Entre os conteúdos abordados estão o uso de aplicativos, redes sociais, serviços do Governo Federal e orientações para evitar golpes virtuais. A formação possui carga horária de 18 horas, dividida em duas aulas semanais.

No semestre passado, 15 idosos concluíram o curso. Atualmente, duas turmas com dez participantes cada estão em andamento na sede da UAI, no Parque do Mirante. O espaço é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e também oferece atividades físicas, terapêuticas e artísticas, além de atendimento psicossocial para idosos.

De acordo com Gabriela, o curso é resultado de um esforço coletivo: “Ensinamos os comandos durante as aulas, mas precisamos que os alunos pratiquem em casa. Quando há esse comprometimento, temos como resultado idosos mais autônomos”.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu