Egressos do sistema prisional poderão emitir nova carteira de identidade nas UAIs de Uberaba e Uberlândia

Compartilhe

Iniciativa estadual visa ampliar acesso à documentação civil e oportunidades de reinserção social

Pessoas que já passaram pelo sistema prisional em Uberaba, Uberlândia e Montes Claros agora poderão emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) diretamente nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dessas cidades. A medida faz parte de uma iniciativa do Governo de Minas para facilitar o acesso à documentação civil e promover a inclusão social.

A ação é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG), por meio do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp), e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). Ao todo, a medida abrange 11 municípios mineiros: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia.

A falta de documentos como certidão de nascimento, CPF, carteira de identidade e carteira de trabalho é um dos principais entraves para egressos acessarem serviços de saúde, educação, trabalho e outros direitos básicos. Com a emissão facilitada da CIN, o governo espera eliminar essa barreira e garantir um recomeço com dignidade.

Segundo Marina Kleinhappel, diretora Central de Gestão das UAIs da Seplag-MG, “a emissão da CIN garante ao egresso um passo essencial no processo de reinserção na sociedade”. Já Paloma Pereira, diretora do PrEsp, destaca que a documentação é uma estratégia de proteção social e ponto de partida para reconstrução da vida em liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *