Queda drástica na vazão do rio Uberaba e previsão de calor intenso motivam ação emergencial
Diante da queda acentuada na vazão do rio Uberaba, a Codau acionou nesta sexta-feira (22) o quarto conjunto de motobombas da transposição do rio Claro. A medida visa reforçar o abastecimento da cidade de Uberaba, especialmente com a previsão de calor intenso para os próximos dias.
Segundo a Companhia, a vazão registrada hoje no rio Uberaba foi de aproximadamente 1.200 litros por segundo — 89% menor em relação aos níveis observados em março, durante o período chuvoso. O novo motor elétrico tem capacidade de bombear cerca de 100 litros por segundo e, somado aos outros três em funcionamento, permitirá a transposição de cerca de 500 l/s de água para o rio Uberaba.
“Estamos disponibilizando toda a força operacional que temos no rio Claro para atender a demanda de abastecimento da cidade”, afirmou Rui Ramos, presidente da Codau. Ele também alertou a população sobre a necessidade de economia de água e destacou a importância de ter uma caixa d’água compatível com o número de moradores: 1.000 litros para até cinco pessoas, por 24 horas.
Os dados da Codau apontam que o nível médio dos Centros de Reservação caiu 10% entre quinta e sexta-feira. Caso essa tendência de queda continue durante o fim de semana, há possibilidade de ativação do Plano de Contingenciamento.