Município cobra agilidade na retirada de cabos soltos e inutilizados em postes

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Operadoras já removeram mais de 1.500 km de fios; trabalho avança para os 48 bairros do cronograma

A Prefeitura de Uberaba intensificou as ações de retirada de cabos soltos e inutilizados dos postes da cidade, cobrando das operadoras de telefonia o cumprimento do cronograma estabelecido. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), começou por bairros mais antigos — como Centro, São Benedito, Mercês, Santa Maria, Abadia e Estados Unidos — e segue gradualmente para todas as 48 regiões mapeadas.

Segundo dados apresentados pelas operadoras, a Algar, responsável por cerca de 70% da rede no município, já retirou mais de 1.500 quilômetros de cabos desativados. A Vivo/Fibrasil removeu 700 metros apenas em julho. A Claro informou que vistoriou toda sua planta em Uberaba, mas não realizou retirada expressiva, pois mantém inspeções trimestrais. Já a Giga + Fibra vistoriou 25 dos seus 1.087 km de rede, enquanto a TIM alegou não possuir fios inativos, operando apenas com estrutura de interligação entre estações.

A assessora jurídica da Sesurb, Marina Cunha Oliveira, destacou que a fiscalização é constante e busca resultados práticos para a população. “A meta é assegurar que a retirada dos cabos inutilizados seja feita de forma eficaz, trazendo benefícios reais para a paisagem urbana, para a segurança da população e também para a qualidade dos serviços prestados pelas próprias operadoras”, disse.

A iniciativa de Uberaba já desperta interesse em outras cidades. A Prefeitura de Araguari, por exemplo, tem buscado referências nas medidas aplicadas pela administração uberabense para replicar os bons resultados.

Uma nova reunião com as operadoras está marcada para esta sexta-feira (22), com o objetivo de reforçar a importância da execução eficiente do plano de ação, que prevê conclusão das retiradas até o fim de 2025.

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