Município recebeu mais de R$ 120 mil para desenvolver ações em 85 escolas públicas até 2026
A Prefeitura de Uberaba reuniu, na manhã desta segunda-feira (18), o Grupo de Trabalho Intersetorial para discutir o fortalecimento do Programa Saúde na Escola (PSE). O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e reuniu representantes das secretarias de Saúde e Educação, da Superintendência Regional de Ensino (SRE) e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Uberaba foi habilitada para o novo ciclo do PSE, referente ao biênio 2025/2026, e recebeu um investimento de R$ 121.676,00 para executar ações em 85 escolas da rede pública, beneficiando cerca de 39.543 alunos.
“O PSE é uma política fundamental porque leva cuidado, prevenção e informação direto para dentro das escolas, envolvendo a comunidade escolar e promovendo hábitos saudáveis desde cedo”, destacou a secretária de Saúde, Valdilene Rocha.
Integração entre saúde e educação
O programa visa integrar saúde e educação para promover o desenvolvimento integral dos estudantes da educação básica. A nova etapa do PSE terá como base temáticas definidas pela Portaria nº 7.568 do Ministério da Saúde, com foco em vacinação, saúde mental, prevenção da violência e outras ações definidas a partir de indicadores epidemiológicos e sociais de cada território.
Participaram da reunião profissionais da atenção à saúde, saúde bucal, gestão educacional, assistência técnica e representantes da UFTM, que atuam de forma colaborativa no planejamento e execução das atividades do PSE.