Publicidade
Dengue
Getting your Trinity Audio player ready...

Terceiro levantamento do ano mostra queda expressiva em relação aos ciclos anteriores; combate continua intensificado

Uberaba apresentou redução significativa no índice de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação (LIRAa) de 2025 apontou taxa de 1,2%, contra 3% no segundo levantamento e 8,1% no primeiro do ano.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (19) pela Secretaria de Saúde, via Centro de Controle de Endemias e Zoonoses. A coleta ocorreu entre os dias 11 e 14 de agosto em 8.609 imóveis, com a atuação de cerca de 200 agentes de endemias.

Segundo Fernanda Luiza Mendonça Oliveira, diretora de Vigilância em Saúde, o índice indica médio risco de transmissão e exige atenção. “Com esse resultado, já iniciamos um novo ciclo de intensificação de combate às arboviroses em toda a cidade e, especialmente, nas regiões com maior infestação”, explicou.

Bairros em alerta e foco dentro das casas

Os bairros com os maiores índices de infestação incluem Amoroso Costa, Flamboyant, Jardim Baronesa, Jardim Belo Horizonte, Jardim Manhattan, Parque São José, Tita Resende, Frei Eugênio, Guanabara, entre outros. O LIRAa revelou que os principais focos continuam sendo encontrados dentro das residências, em recipientes como vasos, bebedouros de animais, depósitos de água, entulhos e materiais descartáveis.

A Secretaria de Saúde reforça que o combate ao mosquito é responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população, que deve eliminar criadouros e manter os ambientes limpos e sem acúmulo de água.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu