Prefeitura e Ministério da Saúde anunciam novo protocolo para rastreamento do câncer do colo do útero

Compartilhe

Exame de DNA-HPV substituirá gradualmente o Papanicolau no SUS, com maior eficácia e intervalos de coleta mais amplos

Uberaba receberá nesta sexta-feira (15), às 10h, o superintendente estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Marcos Simão de Souza, para o lançamento do Novo Protocolo e Diretrizes para Rastreamento do Câncer do Colo do Útero. O anúncio, que faz parte do Programa Agora Tem Especialistas do Sistema Único de Saúde (SUS), ocorrerá simultaneamente em todo o país.

A cerimônia será realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) Mário Sérgio Rodrigues Cordeiro Carneiro, no bairro Beija-Flor, uma das primeiras de Uberaba a implantar o novo protocolo. Inicialmente, a implementação será gradual, abrangendo posteriormente todas as unidades de saúde do município e do Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, o tradicional exame citopatológico (Papanicolau) será substituído pelo teste molecular de DNA-HPV, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2021 por sua maior eficácia na prevenção e detecção precoce da doença.

Entre as mudanças, destaca-se que, quando o exame não indicar presença do vírus, o intervalo entre as coletas passará a ser de cinco anos — contra o intervalo atual de três anos para o Papanicolau. A faixa etária indicada para rastreamento, na ausência de sintomas ou suspeita de infecção, permanece entre 25 e 60 anos.

A coleta do DNA-HPV é rápida e simples, realizada de forma semelhante ao Papanicolau, em consultório ou laboratório. A partir de segunda-feira (18), o exame estará disponível na USF Beija-Flor e na UMS Volta Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *