Prefeito de São Bernardo é afastado do cargo após operação da Polícia Federal

O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), foi afastado do cargo na manhã desta quinta-feira (14/8) após ser alvo de uma

Compartilhe

O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), foi afastado do cargo na manhã desta quinta-feira (14/8) após ser alvo de uma operação da Polícia Federal. Ele é suspeito de envolvimento em um esquema de corrupção que teria ligação com as secretarias de Obras e de Saúde do município. Como medida cautelar, o político será monitorado por tornozeleira eletrônica.

A operação teve início após a apreensão de R$ 14 milhões em espécie — entre reais e dólares — com um servidor público suspeito de integrar uma organização criminosa. A quantia chamou a atenção das autoridades e deu início às investigações no mês de julho.

Na ação desta quinta-feira, a PF cumpriu dois mandados de prisão preventiva, além de 20 mandados de busca e apreensão e medidas de quebra de sigilo bancário e fiscal. As diligências ocorrem nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema.

Os mandados incluem a busca em residências de sócios de empresas ligadas aos setores de terraplanagem, medicamentos e importação e exportação, além da casa de um servidor municipal.

O Tribunal de Justiça de São Paulo também determinou outras medidas cautelares, como o afastamento de investigados de funções públicas e o uso de tornozeleiras eletrônicas para monitoramento.

Os investigados poderão responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *